• adautossilva

Sem Polo da Ufam alunos de Manacapuru enfrentam dificuldades para fazer as provas do PSC  na capital

Alunos secundaristas do Ensino Médio de Manacapuru enfrentaram dificuldades neste sábado para ir até a capital fazer as provas do PSC/UFAM -Processo Seltivo Contínuo da Universidade Federal do Amazonas. Segundo reclamações de pais de alunos que tiveram que viajar no sábado, por serem as provas nas primeiras horas da manhã deste domingo, ao tentarem fazer a viagem de ônibus os calouros à Universidade, menores de 16 anos foram inpedidos de embarcar sem prévia autorização do Conselho Tutelar, ou outro órgão competente.

Segundo os responsáveis, mesmo eles presentes na hora do embarque e autorizando a viagem do adolescente, a empresa não deixou o vestibulando viajar, era preciso autorização documental. A maior reclamação dos Pais foi que não foram avisados com antecedência da tal cobrança que seria feita e que no ano passado não teve esse empecilho .

Franciele Duarte, mãe de um vestibulando, reclamou que além da empresa não autorizar o embarque, no Conselho Tutelar não tinha atendimento para expedir a tal autorização solicitada. "Aqui até a gente autorizando nosso filho viajar sozinho ou acompanhado de outro adulto, eles não estavam autorizando viajar, a gente foi lá no Conselho Tutelar e não tinha ninguém pra atender e aí, como fazer? a maioria teve que pegar táxi que é mais caro, mas não estavam pedindo essa tal autorização" relatou.

Outra mãe que preferiu não se identificar reclamou da falta da realização do vestibular na sede do município. "Alem de Manacapuru não ter um Polo da Ufam, nossos filhos ainda têm que viajar pra Manaus pra fazer as provas. Manacapuru é um município grande e são centenas de alunos que prestam a prova, não custava muito a Universidade, o governo do Estado ou do município fazer daqui um polo de realização das prova, seria mais seguro e menos caro, para nós e os alunos de toda região, imaginem como foi pros alunos de Caapiranga, Anamã, Beruri, todo esse pessoal ter que fazer todo esse deslocamento, sem contar que muitos não tem onde passar uma noite em Manaus, e as provas são pela manhã, como fazer? é difícil lutar pelo futuro dos nosso filhos, ainda mais sem dinheiro", argumentou.

Dona Maria do Rosário resumiu a necessidade de acompanhar o filho na viagem para prestar a prova do PSC/Ufam. "Como que o pai ou a mãe vai acompanhar o filho, se a gente mal consegue dinheiro pra pagar a passagem do dele".

Conselho Tutelar Segundo o Conselho Tutelar de Manacapuru o órgão funciona de segunda à sexta-feira na sede do órgão e aos sábados o funcionamento é feito com um conselheiro de plantão para atender ocorrências, não sendo possível expedir documentos. Quanto a exigência da documentação, o órgão informou que a lei sofreu mudanças recente e que realmente, adolescentes menores que 16 anos têm que ter autorização do órgão competente para viajar sozinho ou sem um responsável legal.
Empresa de Ônibus As empresas de ônibus disseram que trabalham para atender os passageiros, mas têm que cumprir a lei e estão sujeitas a fiscalização.
Taxistas Nossa reportagem conversou com alguns taxistas que informaram que mediante a importância de viagem e estando os menores autorizados pelos pais ou na companhia de um responsável, eles fizeram o transporte.

Processo Seletivo Continua

O vestibular para o PSC da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) está ocorrendo neste domingo com as provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2020 para todas as etapas, em dois períodos. Veja os locais de prova A seletiva está sendo realizada em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins. Das 8h10 às 12h10 as provas estão sendo aplicadas para os candidatos da 1ª e da 2ª etapa e até as 13h10 para os estudantes das 3ª etapa. Quem vai prestar prova do 3° Período devem chegar com uma hora de antecedência, levando documento de identificação original com foto, Cartão de Confirmação de Inscrição e caneta esferográfica de material transparente com tinta azul ou preta. Provas 1ª e 2 ª etapa Foram aplicadas 54 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Literatura. 3ª etapa Serão aplicadas 54 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Matemática e uma redação. Obra Literária: Lavoura Arcaica de Raduan Nasser - Editora Companhia das Letras. Vagas Estão sendo oferecidas 1.894 vagas na UFAM para os candidatos aprovados na 3ª etapa do PSC 2020. Das vagas, 50% serão destinadas aos candidatos cotistas de escolas públicas e, dentro dessas vagas, há um percentual para os candidatos autodeclarados preto, pardo ou indígena e pessoa com deficiência. As oportunidades são para o preenchimento das vagas nos cursos de graduação na cidade de Manaus. Resultado A universidade vai divulgar o resultado da 3ª etapa a partir do dia 9 de janeiro de 2020. Já o desempenho dos candidatos da 1ª e 2ª etapa será liberado a partir do dia 30 de março. Para mais informações acesse o Site da UFAM ou consulte os editais.

©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram