• adautossilva

Saiba como devolver corretamente um imóvel no fim do contrato de locação

Atualizado: Out 20


Quer saber como devolver o imóvel da maneira correta para evitar qualquer tipo de problema? Então não perca este artigo que preparamos!

Por: Fernando Ribeiro

Créditos da imagem: shutterstock.com


O fim de um contrato de locação gera muitas dúvidas, tanto do locador quanto do locatário. Afinal, é um momento que temos várias coisas para resolver. Por isso, organização e planejamento são essenciais para conseguir entregar o imóvel do jeito que foi entregue para você. Mas calma, não é tão difícil quanto parece, apenas paciência e bom diálogo com os donos é suficiente.

A principal dúvida que surge é com relação a limpeza e reparos do apartamento ou casa. Devemos limpar todos os ambientes antes de realizar a entrega? É preciso realizar as manutenções? Preciso me preocupar com a torneira que não funciona? Bom, tudo isso tem resposta! Muitas vezes essas respostas já são previstas no contrato de aluguel e vistoria que é assinado antes da entrega das chaves.

Para não ter problema na hora da devolução do imóvel, separamos algumas dicas que podem ser fundamentais e te ajudar muito neste momento tão importante. Certamente no final do artigo saberá o jeito certo de fazer a entrega do imóvel e não terá dores de cabeça desnecessárias durante o processo. Continue lendo o artigo e fique por dentro de todos os detalhes.


Limpeza do imóvel


Bom, está a principal dúvida que muitas pessoas têm na hora de fazer a entrega do imóvel. Será que preciso fazer uma limpeza? A resposta é sim e não! Pois bem, no dia da vistoria o imóvel estava como? É desse jeito que deve ser feita a entrega. Se o dono fez questão de entregar o apartamento ou casa limpo e pronto para a mudança, você precisa caprichar na entrega. Caso o dono tenha entregue o imóvel sem limpeza, apenas passe um pano molhado nos ambientes para tirar a sujeira da mudança. Aqui lembre que é importante ter respeito com o dono do imóvel, então siga todas as orientações.

As manutenções do imóvel devem ser feitas caso tenham acontecidos estragos não previstos na vistoria. Porém, é preciso saber que alguns reparos ficam por conta do dono do imóvel, previsto em contrato. Isso acontece pelo valor cobrado de condomínio. Caso precise notifique o dono que irá enviar alguém para realizar o concerto. Caso a locação seja via imobiliária, procure suporte com eles para resolver esses problemas.

Em alguns casos pode ser necessário ter que pagar o concerto, por exemplo uma janela que quebrou por descuido ou o chão riscado. Então, durante o tempo de uso do imóvel tenha sempre muito cuidado e lembre que está realizando apenas a locação e no final podem custar caros os reparos.


Pintura do imóvel


Dependendo do tempo de uso do imóvel, algumas pinturas das paredes podem desgastar e perder o brilho. Mas, será que tenho que me preocupar com isso na hora da entrega? Depende! Se a pintura for manchada por mal suo do ambiente, sim. Se for defeitos apenas do dia a dia, não. Aqui, é necessário ter bom senso e analisar cada ambiente por separado.

Caso precise, entre em contato com o dono para informar o estado da pintura. Muitas vezes ele pode optar por realizar esses reparos depois da sua saída para receber o novo inquilino e valorizar ainda mais o imóvel. Por isso é preciso ter um bom diálogo e ter respeito entre o locador e locatário. Agora vamos falar um pouquinho sobre o dia da entrega para saber o que é preciso ter em mente para não ter dores de cabeça desnecessárias.



Dia da entrega


O dia da entrega é sempre muito corrido e cheio de coisas para resolver, por isso, monte um planejamento para não esquecer de nada e ter tudo em ordem no horário combinado da entrega. Lembre-se que caso tenha atraso o proprietário pode cobrar multa de até um salário mínimo. No planejamento coloque os horários e o que é preciso ser realizado.

Procure colocar nele desde a limpeza até o local da entrega das chaves. Separe também os documentos, como contrato e identidade para facilitar o processo. Tenha em mente os valores que devem ser pagos caso o contrato esteja sendo quebrado antes do prazo. Tudo isso vai ajudar e facilitar o processo para evitar desentendimentos e confusões.

Antes de realizar a locação de um imóvel tenha em mente tudo que é necessário para a realização do contrato e para o fechamento dele. Saiba as multas que podem ser cobradas e tente manter sempre o contrato como prioridade, antes de realizar qualquer obra ou cancelamento procure ver o que ele determina.

Caso seja necessário, contrate um especialista no assunto para que possa te orientar melhor sobre o assunto. Alguns corretores oferecem essa assessória para que tudo ocorra conforme o esperado. Por isso, não tenha medo de consultar esses especialistas para ter certeza que está tudo conforme o contrato de locação, certamente vai te ajudar muito neste momento. Caso tenha algum familiar ou amigo que já tenha passado por esta situação, é muito importante consultar todos os detalhes para que possam te ajudar.

Pesquise dicas em portais de imóveis e imobiliárias, elas vão te ajudar muito no momento da entrega do apartamento ou casa. Procure entender o que é mais importante e priorize na sua lista de tarefas. Como dito anteriormente, o imóvel deve ser entregue do jeito que foi entregue pelo locatário. Preste muita atenção a todos os detalhes e não esqueça de nenhum dos passos mencionados durante o artigo. Seguindo tudo direitinho é provável que você não se incomode e consiga fazer tudo da maneira correta.

Gostou do artigo que preparamos exclusivamente para você? Compartilhe com seus amigos e familiares que estão passando por essa situação, afinal, alugar casa em Manaus e fazer a sua entrega deve ser tranquila e sem problemas. Continue acompanhando os nossos artigos e fique por dentro de todos os detalhes sobre o segmento de imóveis. Certamente vai ser muito importante!

©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram