• adautossilva

Por que o uso do celular e de televisores pode atrapalhar o sono?



Atualmente, é praticamente impossível imaginar o mundo sem dispositivos eletrônicos. Quase todos os aspectos de nossas vidas dependem da tecnologia. Até agora, as inovações tecnológicas trouxeram uma série de benefícios para a humanidade. No entanto, desde a invenção dos smartphones, a maioria de nós tornou-se viciada em dispositivos eletrônicos. Mais da metade dos brasileiros usam estes aparatos dentro de uma hora antes de deitar para dormir. Infelizmente, tecnologia e sono não costumam andar de mãos dadas.

Como a tecnologia afeta o sono?

A luz brilhante de celulares, tablets, computadores e televisores bloqueia a liberação do hormônio do sono, a melatonina, após apenas 1,5 horas de uso à noite. Esta é a substância que sinaliza ao cérebro que é hora de dormir, por isso a sua importância. A absorção da luz brilhante por meio dos olhos atrasa a liberação de melatonina, dificultando o sono das pessoas. Essa exposição à iluminação resulta em maior atenção e, consequentemente, você fica alerta.



Os efeitos do uso noturno de eletrônicos são ainda maiores com crianças e adolescentes. Os jovens que mexem no celular à noite, acabam experimentando maiores instâncias de sonolência diurna. Além disso, é fácil ficar acordado mais tarde, perder a noção do tempo e priorizar atividades de alta recompensa em vez de dormir. Como a maioria desses dispositivos produz ruídos, por exemplo, alertas de mensagens e atualizações, o sono é interrompido.


©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram