• adautossilva

PM do 5° BPM/Coari apreende material utilizado para pirataria no rio Solimões




Policiais Militares do 5° BPM/COARI, apreenderam um bote de alumínio usado por piratas de rio, além de munições e armas de fogo em um acampamento as margens do rio Solimões no limite entre os Municípios de Codajás e Coari/AM.


A POLÍCIA MILITAR foi até o local depois de inúmeros relatos de ataques de "piratas de rio" a embarcações de todos os tipos, de balsas a barcos pesqueiros e até mesmo flutuantes de ribeirinhos são alvos da quadrilha.


De acordo com levantamento feito no local, os chefes da quadrilha de piratas seriam infratores da Comunidade Lauro Sodré conhecidos por "ALFINETE" e "ERIMAR". Segundo as denúncias, os dois irmãos arregimentam infratores da própria comunidade e também da cidades de Codajás e Coari para cometerem crimes no rio.


No dia 17/07 (sexta feira), a POLÍCIA MILITAR já havia realizado uma Operação Policial na Comunidade Lauro Sodré e apreendido fartas munições e cartuchos, além de um bote com motor 40HP e uma arma de fogo do tipo pistola. Os irmãos, porém, conseguiram fugir.


No dia de hoje, 26/07 (domingo), os Policiais Militares colheram informações que os levaram até próximo a Comunidade da Salvação no Município de Codajás, onde dois infratores que estavam em um bote de alumínio com motor de popa ao perceberem que poderiam ser abordados pela Polícia, abandonaram a embarcação e se embrenharam na mata.


Ao fazer buscas na área, os Policiais Militares encontraram dois acampamentos onde apreenderam duas armas de fogo longas, várias munições e cartuchos, além de uniformes camuflados. Os acampamentos foram desativados.


Ribeirinhos que passavam no local, reconheceram "ALFINETE" e outro elemento que estavam na embarcação. Disseram também que o local é usado pela quadrilha de "ALFINETE" para roubar embarcações, sendo suas vítimas recentes duas balsas de onde roubaram combustível e dois barcos pesqueiros de onde subtraíram pertences pessoais da tripulação.


O alvo principal da quadrilha são "mulas do tráfico" que descem o rio Solimões com drogas. Entretanto, a quadrilha não tem poupado nem mesmo moradores ribeirinhos levando gêneros alimentícios, dinheiro e combustível de pessoas humildes.


Foram apreendidos:


01 (UM) BOTE DE ALUMÍNIO DE 5 METROS E UM MOTOR DE POPA YAMAHA 15HP;


01 (UM) RIFLE 38 ESPECIAL ROSSI N° SB001662;


01 (UMA) ESPINGARDA CALIBRE 12;


06 (SEIS) MUNIÇÕES CALIBRE 38;


16 (DEZESSEIS) MUNIÇÕES CALIBRE .380;


29 (VINTE E NOVE) MUNIÇÕES DE CALIBRE .40;


02 (DOIS) CARREGADORES DE PISTOLA CALIBRE 380;


02 (DUAS) CALÇAS E 03 (TRÊS) GANDOLAS CAMUFLADAS.


Todo o material, armas, cartuchos e munições, embarcação e outros apreendidos foram apresentados no 10° DIP em Coari/AM, para os procedimentos cabíveis.


A POLÍCIA MILITAR solicita que a população denuncie "bocas de fumo" e locais usados para a prática de crimes através do número do Linha Direta ou do Comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar.



©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram