• adautossilva

Municípios do interior do AM são destaques no Ideb 2019

Todos os rankings regionais foram liderados por cidades do interior




A rede pública estadual do Amazonas foi um dos destaques do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, alcançando as metas nacionais no Ensino Fundamental (anos Iniciais e Finais) e apresentando um crescimento de 0,2 pontos no Ensino Médio, em comparação aos resultados de 2017. Esse resultado é a soma dos esforços das equipes e alunos das mais de 590 escolas da rede e contou com participação efetiva dos municípios do interior do estado.



Na modalidade Anos Iniciais, o Amazonas se manteve com a nota 5,8, superando a meta para 2021 e ocupando a 11ª no ranking nacional. Nesse cenário, seis municípios encabeçaram a lista dos melhores do estado no Ideb. São eles: Itacoatiara (7,2 pontos), Novo Airão (6,8), Parintins (6,8), Anamã (6,7), Boca do Acre (6,4) e Benjamin Constant (6,3). Situada a 176 km de Manaus, Itacoatiara foi, ainda, a detentora da melhor unidade de ensino da rede, a Escola Estadual (EE) Capitão -General Mendonça Furtado (8,3).


“Os resultados alcançados pelo interior, no Ideb 2019, são reflexo do excelente trabalho pedagógico realizado por nossos coordenadores, gestores e professores. Sabemos das especificidades da nossa região, o quanto nos diferenciamos dos demais interiores do País, e isso serve de estímulo para que a gente se supere cada vez mais, oferecendo uma educação de qualidade a todos os nossos estudantes”, disse o secretário de Educação e Desporto, em exercício, Luis Fabian Barbosa.



Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a rede estadual se manteve com a nota de 4,6, superando a meta de 4,4 estipulada para 2019 e ocupando a 9ª posição no ranking nacional. Novamente, o interior se mostrou fundamental para os resultados conquistados, com Novo Airão (5,6 pontos), Apuí (5,3), Itacoatiara (5,2), Itapiranga (5,1), Manacapuru (5,0), Parintins (4,9), Presidente Figueiredo (4,9) e Anamã (4,8) liderando o compilado dos melhores municípios do Amazonas. No ranking das escolas, Itacoatiara voltou a ser destaque, ocupando o 5º lugar com a EE Professor Vicente Geraldo de Mendonça Lima.



“A Secretaria de Educação entende o momento difícil que vivemos, por isso, desenvolvemos diversas iniciativas pedagógicas para serem aplicadas, agora, com a retomada gradativa das aulas presenciais. Esses produtos serão essenciais para minimizar os efeitos da pandemia, o que nos capacitará a manter os bons índices no Ideb de 2021”, concluiu Luis Fabian Barbosa.


Crescimento – Na modalidade Ensino Médio, a rede estadual do Amazonas apresentou um crescimento de 6% (0,2 pontos) com relação ao Ideb 2017, destacando-se, mais uma vez, o interior do estado. Tapauá (4,0), Anori (3,7), Barcelos (3,6), Parintins (3,6), Envira (3,5), Itacoatiara (3,4) e Itapiranga (3,4) encabeçaram a lista dos melhores municípios do Amazonas.


Fotos: Divulgação e Tácio Melo/Secom


©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram