• adautossilva

Itacoatiara lidera e Manacapuru fica entre as 20 cidades com melhor transparência no ranking do MPC

O novo rankings da transparência das prefeitura do Amazonas foi publicado nesta quarta-feira, 27, pelo Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas, divulgou na última quarta-feira (27). Dois município podem ser considerados como destaques no atual ranking, Itacoatiara, que lidera como munícipio com maior transparência na administração públicas e Manacapuru, munícipio que aparecia entre os últimos na transparência que teve grande evolução e saiu da penúltima colocação (57°) e foi classificado agora entre as 20 prefeituras mais bem avaliadas.

O Ranking adota os critérios da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e verifica o cumprimento de 16 itens, desdobrados em diversos subitens, indicando assim a posição que cada município ocupa, de acordo com dados coletados por meio do Portal de Transparência.

Segundo a assessoria da Prefeitura de Manacapuru, a evolução se deu apos serem efetuados vários ajustes e adequações no site oficial do município e no portal da transparência, para oferecer maior acesso a informação da administração pública, e que os ajustes continuam sendo realizados, para melhorar cada vez mais o seu desempenho na avaliação do Ministério Público de Contas.

Os municipios de Juruá, Itapiranga e Lábrea, aparecem nas últimas posições do ranking de transparência.

Enquanto Manaus aparece em segundo lugar, a decepção agora fica para a falta de administração da prefeitura de Coari, no médio rio Solimões. A terra do Gás e do Peteoleo, munícipio mais ricos do interior do estado, por conta dos royalties do petróleo, Coari continua figurando entre os últimos colocados durante todas as avaliações, pois segundo o MPC, não informa em seu site, por exemplo, o pagamento de diárias, informações dos empenhos e pagamentos de fornecedores, a relação salarial nominal dos funcionários públicos, íntegra das dispensas de licitações, nem dos contratos firmados, dentre outros.

©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram