• adautossilva

Fim do prazo de validade do "Plano B" para a falta de energia em Manacapuru

Usina montada no período do apagão, ocorrido em julho do anos passado está sendo desmontada e o munícipio ficará recebendo energia somente do Linhão 69 KW.

Chamou atenção nas redes sociais de Manacapuru nesta quinta-feira, 05/03, o texto texto de um funcionário de um empresa terceirizada que fornece geradores de energia elétrica para a usina de geração de energia elétrica montada em Manacapuru, no bairro Novo Manacá, pela Eletrobrás Amazonas Distribuidora, para suprir as necessidade de energia do município durante o apagão ocorrido em julho do ano passado e possíveis novos problemas.

Texto Os geradores de energia que estão na Usina Elétrica de Manacapuru vão ser removidos neste mês de março, sendo que esses Geradores são o plano B de nossa cidade, caso aconteça problema igual ao nosso último apagão que deixou a cidade por quase duas semanas no escuro, como vamos ficar. Então por meio dessa mensagem venho pedir ajuda de cada cidadão de Manacapuru para fazermos essa informação chegar no ouvido do nosso prefeito e presidente, para que os geradores continuem na cidade para nosso bem estar. Pq esse pinhão q abastece a energia da nossa cidade não é confiável, a qualquer momento pode romper e nós q vamos sofrer as consequências !!!

Por ter sido montada como o 'Plano B', para solucionar os inúmeros problemas de faltas e quedas de energia em Manacapuru, nossa equipe conversou com o engenheiro Radir Oliveira, diretor de distribuição para o interior da Eletrobrás Amazonas Distribuidora, que nos confirmou o desligamento em série dos 30 grupos geradores instalados na subestação do município e posterior encaminhamento para Manaus, onde deverão ser utilizados pelas empresas proprietárias em outros locais com necessidade.

"Realmente as máquinas estão mesmo sendo desmontadas e a estação de geração de energia que foi montada na área da subestação de forma provisória para atender ao período do apagão, será desativada e lá ficará apenas a subestação, como era antes. A rede foi restabelecida através do Linhão de 69.000 voltes construído pela ponte Rio Negro, e ja está em pleno funcionamento, por isso a geradora será desligada e vamos passar a operar como era antes, recebendo energia pelo Linha de 69 kw transformando para 13,8 kw e distribuindo pra região", explicou o engenheiro. Radir disse ainda que o sistema foi testado, está em perfeito estado e são equipamentos novos e de mais fácil manutenção, portanto é confiável.

O Apagão iniciou no dia 19 de julho do ano passado e o munícipio teve sua energia restabelecida através do fornecimento de energia da Usina eletrica montada na subestação em 27 de julho/19.

Segundo a Eletrobrás Amazonas Distribuidora, a rede subaquática ainda não foi restabelecidas , porém há estudo da empresa, junto ao governo do Estado para a montagem de mais uma rede de transmissão de energia 69kw, sobre a ponte Rio Negro, O que segundo a empresa dará mais segurança no fornecimento de energia elétrica para a região.

©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram