Buscar
  • adautossilva

Estramar: Uma área, dois donos e dezenas de famílias a serem desabrigadas

Moradores da área da Estramar têm pela frente dois donos que disputam a área na justiça e trinta dias para deixar o local. Enquanto de um lado herdeiros um lote de terras em nome de Guilherme Alves de Vascomcelos brigam na justiça contra a Eletrobrás, para rever a posse da área de terras localizada na estrada do bairro Novo Manacá, intitulada Estramar, utilizadas pela empresa para a construção de uma antiga usina de energia; atuais moradores da área foram notificados pela justiça para deixar o local no prazo de 30 dias, após o juiz da primeira Vara de Justiça de Manacapuru Gleildison de Souza dar causa ganha para a Empresa, em um outro processo movido pela Eletrobrás contra dezenas de famílias que residem no local há mais de oito anos.

=》Famílias se manifestam

O Mandado de Desocupação Voluntária e Intimação, a ser cumprido no prazo de trinta dias, já foi apresentado aos moradores do local, o que os deixou aflitos por não saberem o que fazer ou para onde ir no curto prazo de tempo que já está em contagem regressiva.

Família que moram na área tem pela frente um outro processo de pedido de posse da área em litígio tramitando na justiça.

O processo movido por espólio de Guilherme Alves de Vasconcelos NP Domingos Leal de Vasconcelos, conta Amazonas Distribuidora de ENERGIA S/A N° 0009677_17.2013.8.04.5.... , datado de 18/09/2012, segundo representantes da família, está parado na primeira Vara de Justiça de Manacapuru.

As famílias buscam se organizar para tentar permacer na terra, pois já estão há mais de 8 anos no local. "Nós compramos esses lotes de terra, hoje nossas são casas em alvenaria é são tudo wue nós temos e conseguimos construir com muito esforço, é outra aqui a maioria adquiriu um lote de terra comprado da família Brasil, que apresentava garantias de propriedade de títulos definitivos destas terras", retratou uma moradora do local.

=》A busca por apoio

Moradores da área buscaram apoio do prefeito Beto Dangelo e em reunião realizada na noite desta segunda-feira, ele disse que apoiará as famílias Estive reunido com um grupo de moradores do Bairro Novo Manacá, que residem na área da Extramar, onde no último sábado foram notificados com uma determinação de reintegração de posse, e informei aos mesmos que o corpo jurídico da Prefeitura irá tomar todas as providências legais, para buscar uma solução em benefício das centenas de famílias que moram naquela localidade, a fim de evitar um grande dano material e social para aquelas pessoas.

Vamos trabalhar para atender as necessidades das famílias que necessitam do apoio e suporte do poder público neste momento.

©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram