• adautossilva

Coronavírus chegou ao território Tikuna, dois índios testam positivo para covid-19

Segundo informação confirmada ao O GLOBO após reunião de prefeitos da região do Alto Solimões, no Amazonas, que discutiram nesta sexta-feira a divulgação dos primeiros casos confirmados no Brasil entre índios, o coronavírus chegou ao Tikuna. Segundo o site ao menos dois indígenas da etnia Tikuna testaram positivo para o novo coronavírus no município de Santo Antônio do Içá, no sudoeste do Amazonas, na fronteira com a Colômbia.

A Secretaria de Saúde local vai oficializar os registros ainda neste sábado. Os dois homens, que não falam português, estão isolados em casa. Eles vieram de uma longa viagem de barco com outros 110 passageiros. Na mesma embarcação - a lancha Cristal I - viajou o médico que atende o povoado da região e foi o primeiro a ser diagnosticado com a doença.

O GLOBO teve acesso a um depoimento do médico, que acredita ter contraído o vírus durante viagens aos estados de Santa Catarina e Paraná. Ele também não descarta a possibilidade de ter sido infectado em Santo Antônio do Içá, que fica a 880 quilômetros de Manaus.

Confira essa história: Coronavírus: Amazonas já tem ao menos dois indígenas infectados https://flip.it/e-Jjjv do Flipboard.

Médico divulgou nas redes sociais que estaria com a doença

Comunico a todos que eu, dr Matheus Feitosa, médico da saúde indígena do DSEI Alto Rio Solimões, testei positivo para covid-19. Acredito ter contraído o vírus durante minha viagem aos estados de Santa Catarina e Paraná, ou ainda durante minha viagem de lancha há Santo Antônio do Iça. Cheguei em Santo Antônio do Iça no dia 18 de março de 2020, onde até em tão estava assintomático. Tive um pouco de tosse, onde prontamente fiz o uso de máscara e todos os protocolos de higienização durante meus atendimentos, a fim de evitar qualquer contaminação aos meus pacientes. No dia 19 pela manhã, senti febre. E prontamente me isolei em casa. Onde estou até hoje 25 de março de 2020, data do resultado positivo do teste. Agradeço a todas as pessoas pela preocupação, que mandaram msg, ligaram e que torcem pela minha saúde . E gostaria de dizer a essas pessoas que eu estou bem! E aos que procuram encontrar culpados, que façam sua parte ficando em casa para que possamos evitar ainda mais a disseminação desse vírus.

©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram