• adautossilva

BARCELOS PRONTA PARA O FESTIVAL DO PEIXE ORNAMENTAL

A cidade de Barcelos no rio Negro se prepara para a 26a Edição do Festival do Peixe Ornamental. Serão 4 dias de muita cultura e festas populares.

O XXVI Festival do Peixe Ornamental será realizado nos dias 23, 24, 25 e 26 de janeiro. Acará Disco, Cardinal, Wesley Safadão, Paulo Ricardo e Guto Lima serão as atrações do Festival do Peixe Ornamental

O clima na terra do Peixe Ornamental e da Pesca Esportiva esta é de festa. Há uma semana para o início do festival do Peixe Ornamental, as agremiações Acará Disco e Cardinal preparam seus itens e indumentárias para a 26a edição da festa cultural que começa na próxima quinta-feira, 23 com a festa dos visitantes e segue até o domingo, 26/01.

O duelo envolve música, arte cabocla e indígena, atraindo centenas de visitantes, apresenta uma programação diversificada com muita cultura, comidas típicas, belezas naturais e muito bailado do Peixe Ornamental.

Foto: O prefeito Edson Mendes e representantes das agremiações estiveram em Manaus divulgando o evento

❤💙 Peixe Cardinal: Nas cores azul e vermelho foi o peixe ornamental mais exportado da Amazônia brasileira, responsável por quase 60% do volume anual de exportações, com sua cores de neon, o peixe cardinal encanta pela sua exuberância, tem seu habitat natural nas águas negras dos rios da região amazônica, a pesca do cardinal é feita durante o dia, nos lagos, igarapés e afluentes do grande Rio Negro. Os instrumentos utilizados para a sua captura são: canoa, remo, rapixé e cacuri.

Tema: “Pindorama Amazônico”. Este é o tema que a Associação Folclórica e Cultural Cardinal defenderá no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2020.

💛🖤 Acara–Disco: Nas cores preto e amarelo é um peixe de cores exuberantes, bastante cobiçado pelo mercado internacional. É comum encontra-lo nas águas do Rio Negro e seus afluentes, principalmente nos rios de água “branca”. É um dos peixes ornamental de maior valor comercial. A captura do acara-disco é feita quase sempre durante a noite, os instrumentos utilizados para sua captura são: canoa, remo, lanterna e puçá.

Tema: “Nagô, Caminhos da Fé ”. Este é o tema que a Associação Cultural e Folclórica Acará-Disco defenderá no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2020.

Reportagem exibida na rede Amazônica de Televisão

Piabódromo Homens e máquinas trabalham para preparar o Piabódromo para receber o evento. O palco das apresentações dos peixes é o Piabódromo, onde ocorre a disputa acirrada das duas agremiações folclóricas, uma arena com capacidade para receber cerca de oito mil pessoas. Nas arquibancadas fica os torcedores chamados de “cardume” que são um show a parte.

O espaço é um dos maiores centros culturais e desportivos do Médio e Alto Rio Negro. Além das grandes noites do festival, o Piabódromo ao longo do ano inteiro é palco de grandes manifestações sócio-culturais e esportivas.

©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram