• adautossilva

Aumento do número de pacientes na ala destinada a covid-19 preocupa em Boca do Acre-Am




Boca do Acre que registrou em 30 de junho, 627 casos de covid-19, teve esse número aumentado em 25% em 21 dias, passando para 786 casos nesta terca-feira, 21/07.

Com 159 novos casos de covid-19, detectados nestes 21 primeiros dias de julho, deixam o município de Boca do Acre, no Alto rio Purus em alerta. Desde que os números da covid-19 começaram a baixar em Boca do Acre, que o hospital regional Maria Geny Lima, especificamente a ala de Covid-19, não convivia com a situação de estrangulamento do setor, tendo todos os leitos ocupados por pacientes acometidos da pandemia e que tiveram o quadro de saúde agravado.

Parece que a conta do relaxamento, de praias, praças, lanchonetes e bares lotados começou a ser cobrado em Boca do Acre. A prova disso é a lotação total da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) que aconteceu nesta segunda-feira (20), quando os seis leitos foram ocupados por pacientes que apresentam comorbidades e idade avançada.

As pessoas com essas duas características são as que mais sofrem com o relaxamento do isolamento social pela maioria da população. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, um paciente não faleceu nesta semana por conta de muito esforço da equipe que tem se debruçado na ala da Covid-19, do hospital regional Maria Geny Lima.


Governo do Amazonas entregou, no fim de maio, dois respiradores e um desfibrilador para o Hospital Regional Ana Maria Geny de Lima, em Boca do Acre, na região do Purus. Os equipamentos permitiram a montagem de dois leitos de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI).
Em abril, o Governo do Estado já havia enviado dez bombas de infusão e dois monitores multiparamétricos para a montagem dos leitos em Boca do Acre.

Segundo publicação de Agostinho Alves, no Jornal Opinião, com o sistema imunológico sem deficiências, os jovens e adultos, que em sua grande maioria não estão no grupo de risco, ou seja, não são alvos da pandemia, insistem em burlar o decreto municipal, que não é obedecido nem por quem faz parte da gestão do prefeito Zeca Cruz.

Número de curados sobe No entanto, na contramão das internações, está o número de curados, que na data de ontem atingiu o percentual de 93%, com o quantitativo de 704 pessoas que contraíram a Covid-19, mas já estão fora do período de transmissão ou não apresentam mais sintomas da doença. Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, apenas 55 pessoas continuam com os sintomas da doença e ainda dentro do período de transmissibilidade. Outro dado que tem se mantido elevado é o quantitativo de isolamentos, que apesar de oscilar, não baixa de 100 pessoas que estão sendo monitoradas pela secretaria, por apresentarem algum sintoma da doença, ou terem mantido contato com pessoas infectadas.


Fonte: Agostinho Alves, Jornal Opinião

©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram