• adautossilva

Após denúncia Prefeitura de Manacapuru fala sobre contratação de médicos para atender população 

Em recente pronunciamento de alguns vereadores de Manacapuru, relacionado ao contrato de prestação de serviços entre a Prefeitura e a C E L ATIVIDADE MÉDICA LTDA, que atua na disponibilização de profissionais da área da saúde, para atendimentos no Hospital Lázaro Reis, Policlínica Eneida Marques e Unidades Básicas de Saúde, a prefeitura de Manacapuru expediu nota sobre o fato. "Em nenhum momento a SEMSA ou setor de licitação foram procuradas pelos edis, para que as informações e os documentos fossem disponibilizadas aos mesmos, antes de qualquer manifestação e pré julgamentos precipitados.

Sendo assim, as informações e notícias divulgadas pelos vereadores em suas redes socias de forma precipitada não procedem, pois o contrato ao qual os mesmos se referem no valor de R$15.442.686,00 (assim como os demais contratos), se trata de uma PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA, o que NÃO necessariamente significa que o valor será aplicado na sua totalidade.

Como consta no portal da transparência do município, que está atualizado com as informações e de fácil acesso no site http://www.manacapuru.am.gov.br, somando todos os anos de 2017, 2018 e até a presente data de 2019, a C E L ATIVIDADE MÉDICA LTDA, recebeu do município o valor de R$ 9.732.811,90 pelos serviços prestados dos seus 29 profissionais lotados no Hospital Lázaro Reis, Policlínica Eneida Marques e Unidades Básicas de Saúde em quase TRÊS ANOS de atuação.

Dentre os 29 médicos contratados pelo município junto a C E L ATIVIDADE MÉDICA e que estão atuando atualmente, seja em regime de escala ou não, estão: médicos generalistas, médicos especialistas nas áreas de Cardiologia, Anestesiologia, Obstetrícia, Cirurgiões Gerais e Psiquiatria.

Graças a contratação destes profissionais hoje Manacapuru já realizou nas dependências do Hospital Lázaro Reis inúmeros atendimentos, cerca de SEIS MIL cirurgias, tanto em pacientes da cidade e de municípios circunvizinhos, sem contar com os atendimentos de médicos especialistas e exames especializados na Policlínica como M.A.P.A, HOLTER, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Ultrassom, Teste Ergométrico, Colposcopia, serviços que antes só tinham na capital, nos tornando assim o único município do interior do Amazonas a realizar tais procedimentos.

Estes dados são um contraste da realidade vivida ao fim de 2016, quando servidores da saúde fizeram manifestações nas ruas cobrando salários atrasados, médicos em greve, mães sendo transferidas a Manaus para para dar a luz aos seus filhos, dentre outras mazelas encontradas por está gestão na saúde pública.

Portanto nos colocamos a disposição de todos os vereadores e meios de comunicação, para que antes de qualquer manifestação precipitada, possam procurar os órgãos responsavéis a fim de esclarecer suas dúvidas e assim ter uma informação precisa e correta.

Denúncia dos Vereadores

Segundo os vereadores Alex Bezerra e Robson Nogueira os valores envolvidos em um contrato entre a Prefeitura de Manacapuru com a Empresa CEL Atividade Médica, chamam atenção pois somam mais de 15 milhões de reais por ano, o que representa 1,2 milhões de reais mês para contratação de profissionais médicos.

Os vereadores ressaltam o alto valor contratual que segundo eles, não condiz com os serviços prestados à população. Os Edis pediram da prefeitura documentos que comprovem a aplicabilidade dos recursos na saúde.

©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram