• adautossilva

Amazonas maior corredor aquático do tráfico de drogas do mundo



Ações que geraram apreensões de drogas no Amazonas, nesta segunda-feira, 19, resultando na apreensão de mais de 700 kg de entorpecentes, apenas confirmam o Estado como o maior corredor fluvial de tráfico internacional de drogas do Mundo.




De Tabatinga, na tríplice fronteira, por onde a droga entra no Brasil, oriunda dos países vizinhos (Peru e Colombia), baixando pelo rio Solimões até o rio Amazonas, daí seguindo até o mar, no estado do Pará, a droga faz caminho constante, sendo interrompido apenas quando operações das forças de segurança do Estado conseguem interceptar carregamentos.


O Corredor Aquático do Trafico de Drogas no Amazonas, pode ser considerado grande e extensão, por percorrer o maior rio de água doce do mundo, o Amazonas, e em quantidade, pela expressiva quantidade de drogas apreendidas na região.

A instalação da Base Arpão, no rio Solimões, próxima a Coari, tem contribuído bastante no combate ao narcotráfico nessa rota Fluvial, mas pelo que se percebe, em operações realizadas no baixo Solimões, com grandes apreensões de drogas, muitos carregamentos ainda passam pelo corredor do tráfico entrando pela Tríplice Fronteira Amazônica, com destino a Manaus e outros estados.



Na região do Alto Solimões, extremo oeste do Amazonas, localiza-se a chamada Tríplice Fronteira Amazônica, formada pelas cidades de Tabatinga/Brasil, Santa Rosa/Peru e Letícia/Colômbia.

DROGA APREENDIDA NO RIO SOLIMOES


Operação da SSP apreendeu na manhã desta segunda-feira, 19, pouco mais de 700 kg de drogas em embarcacao no Rio Solimões, entre os municípios de Manacapuru e Anamã.

A droga era transportada camuflada na embarcação Comandante Guilherme, que viajava de Maraã com destino a Manaus. O barco foi interceptado no rio Solimões entre os municípios de Anamã e Manacapuru. Foram apreendidos na embarcação pouco mais de 700 kg de droga.

A ação foi desencadeada pelo Grupo Fera, Denarc, Receita Federal juntamente com a Delegacia Fluvial.

A droga apreendida e os presos foram encaminhados para Manaus. Segundo o delegado Paulo Lavinier, várias pessoas foram presas mas a polícia ainda está identificando os envolvidos com a droga.


DROGA APREENDIDA NO RIO AMAZONAS


Equipes da Força Tática e do 11º Batalhão de Polícia Militar de Parintins, com o apoio do Canil Tupinambarana, apreenderam material entorpecente em uma balsa procedente de Manaus que viajava no Rio Amazonas, próximo a Parintins. A ação ocorreu na manhã desta segunda-feira (19/10).

Ao chegar à embarcação, os policiais realizaram buscas e encontraram com a ajuda de cães farejadores o material ilícito. No total, foram apreendidos seis tabletes supostamente de maconha skank, que estavam escondidos dentro do bebedouro da balsa.

©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram